Aprendiendo a usar los blogs

desarrollando contenidos para nuestro entorno

Un poco del Mato Grosso do Sul

Posted by buson en octubre 28, 2004

Tomado de:
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3
base=./estadual/index.html&conteudo=./estadual/ms.html

História, Povoamento e Colonização

O povoamento e a colonização foram rápidos na região do Mato Grosso. Imigrantes portugueses, espanhóis e paraguaios, bem como, mineiros, paulistas, nordestinos e demais povos partiram em busca do ouro da região Centro-oeste do País favorecidos pela privilegiada localização geográfica.

No início do século XX, a região Sul do então Estado do Mato Grosso aspirava desmembrar-se da região Norte e formar um estado independente. Idéia esta rejeitada pela população da região Norte que temia o declínio econômico do estado. O desmembramento da parte sul foi oficializado em 11 de outubro de 1977, sendo que em 1º de janeiro de 1979 foi transformado definitivamente em Estado.

Segundo o Governo Federal da época, o fato se deu devido à grande extensão ocupada pelo Estado do Mato Grosso que se apresentava dividido naturalmente pela diversidade ecológica a região Norte próximo a Amazônia (coberta por florestas), e a região sul, (formada por campos e pantanal) e por dificuldades na administração.

O novo Estado do Mato Grosso do Sul desde a sua criação (1979) até o ano de 1982 foi governado por um interventor nomeado pelo Presidente da República. A partir daí ocorreu a primeira eleição para governador.

Localização e Área Territorial

Situado ao sul da região Centro-Oeste, latitude 19º12’03¨ e longitude 57º35’32¨, limita-se com os Estados de: Mato Grosso – Norte, Goiás e Minas Gerais – Nordeste, São Paulo – Leste, Paraná – Sudeste e com o Paraguai – Sul e Sudoeste e com a Bolívia – Oeste.

Com uma área total de 358.158,7 km², o que corresponde a 4,19% do território nacional, apresenta uma população de 2.075.275 habitantes (censo 2000) distribuídos em 77 municípios.

Dentre as cidades mais populosas do estado estão a capital, Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas. Interligando o Mato Grosso do Sul a outras localidades estão 53.819 quilômetros de rodovias, destas 8,9% são pavimentadas. A rede ferroviária por sua vez, conta com 1.208 quilômetros de extensão.

Anuncios

Responder

Por favor, inicia sesión con uno de estos métodos para publicar tu comentario:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s