Aprendiendo a usar los blogs

desarrollando contenidos para nuestro entorno

Turismo en Ponta Pora, quizas algún día…

Posted by buson en octubre 5, 2004

Tomado de:
http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=29257

POLíTICA – PONTA PORÃ – MS
Mato Grosso do Sul, Quarta-Feira, 03 de Março de 2004 – 17:58

Piantoni discute projeto turístico

Reunião para discutir projeto turístico atraiu vários segmentos da sociedade
Um projeto de desenvolvimento turístico para Ponta Porã, envolvendo todos os segmentos da sociedade organizada, foi debatido na tarde de terça-feira na sala vip do gabinete do prefeito Vagner Piantoni (PT), por representantes de várias entidades, empresários do ramo hoteleiro, comerciantes, lideranças políticas, profissionais liberais e integrantes da imprensa.

A pedido de Piantoni, a reunião foi organizada pelo vereador Marcelino Nunes (PT), líder do governo na Câmara Municipal, que apresentou o esboço do projeto “Ponta Porã, Cidade Turística”, que prevê a reestruturação da exploração do turismo e aproveitamento racional sustentado das potencialidades regionais existentes na região de fronteira.

Segundo o prefeito, que fez um relato das ações que tem desenvolvido nessa área, a idéia é transformar o município num pólo de eventos, cultural, de tecnologia e rural. “Quando se trata de interesse coletivo o caminho mais curto e eficaz é o turismo, que ocupa destaque cada vez maior e caminha para se tornar a principal atividade econômica do planeta”, disse Piantoni.

Ele apontou que este é o grande filão de negócios tanto no presente quanto para o futuro, área na qual o Brasil tem indiscutível potencial para estar entre os dez destinos mais procurados do mundo. Para ele, a ação mais importante de todas é a vontade política e a cidade precisa da participação ativa e efetiva da sociedade como um todo, das forças vivas do município e também do Governo do Estado.

Piantoni pretende coordenar um projeto para unificar as idéias e projetos, implementar a formação de profissionais de turismo, envolver e sensibilizar a comunidade, adequar os atrativos turísticos, definir as prioridades de investimento em infra-estrutura, em equipamentos e serviços turísticos. Todo esse esforço deverá ter um amplo programa de mídia e marketing para “vender” o potencial turístico.

Durante a reunião todos puderam dar opiniões sobre o tema, apresentar sugestões e ao mesmo tempo juntar-se à iniciativa do prefeito de desenvolver atividades para potencializar os recursos naturais e turísticos do município. Piantoni deixou claro que os benefícios “serão econômicos e sociais através de atividades ligadas à arte, cultura, educação e promoção social”.

Marcelino Nunes abordou questões estratégicas para se definir um modelo de desenvolvimento turístico, que será dividido em quatro grandes áreas: turismos cultural, rural, tecnológico e de eventos, baseados nas potencialidades locais. O plano prevê a revitalização da linha internacional, realização do Festival Mundial do Tereré e ponto de apoio para o Parque Histórico Colônia Militar dos Dourados.

Temas relacionados com a Guerra D’água, a reativação da antiga Rede Ferroviária, criação do Museu Histórico e Cultural de Ponta Porã e definição dos artesanatos regionais também foram debatidos pelos participantes, que devem voltar a se reunir para formar uma comissão que cuidará dos procedimentos a serem adotados para efetivação do projeto.

Anuncios

Responder

Por favor, inicia sesión con uno de estos métodos para publicar tu comentario:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s